Colômbia tem potencial para produzir de 11 a 12 milhões de sacas em 2010

A Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia (Fedecafé) afirmou hoje que a colheita de 2010 tem potencial para produzir de 11 a 12 milhões de sacas se o clima permanecer favorável. O gerente-geral da instituição, Luis Genaro Muñoz, declarou à imprensa que a plena recuperação dependerá da influência do clima sobre a safra intermediária, a mitaca, assim como sobre a floração da safra principal que começa em setembro.

Mas Muñoz afirmou esperar que a colheita de 2010 tenha uma recuperação de pelo menos 1,2 milhão de sacas de café, provenientes de árvores que se renovaram e que agora estão entrando no ciclo de produção outra vez. Ele disse, ainda, que a utilização de fertilizantes voltou a uma situação igual à de 2007, depois de anos em que os preços elevados reduziram o interesse de compra dos produtores. Em 2007 foram produzidas 12,60 milhões de sacas.
 
A Fedecafé pretende divulgar sua primeira “projeção oficial” para o ano-calendário 2010 na segunda semana de fevereiro, quando terá uma visão melhor sobre a floração e a mitaca. Em 2009, a produção de café da Colômbia resultou 32% menor do que em 2008, com 7,8 milhões de sacas, ante 11,48 milhões de sacas. Foi uma das menores colheitas em 30 anos na Colômbia – terceiro maior produtor de café do mundo, atrás apenas de Brasil e Vietnã. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.