Variedade de café de Angola poderá integrar projecto regional café gourmet

Por: ABN

21/01/2010 21:33


LUANDA, ANGOLA [ ABN NEWS/Macauhub ] – A variedade de café angolano Amboim poderá ser aproveitada para o projecto africano de produção de “café gourmet”, com início previsto para este ano, disse quinta-feira em Luanda a secretária-geral da Organização Inter-africana do Café (OIAC).


Numa palestra sobre “A situação da cafeicultura em África – os desafios do futuro e a sua contribuição no desenvolvimento”, Josefa Leonel Correia Sacko adiantou que a OIAC vai cooperar com o Instituto Nacional do Café de Angola para determinar como e onde será executado o projecto “café gourmet”, uma iniciativa do Uganda.


“Em Setembro de 2009, numa das reuniões da OIAC em Londres, o Uganda apresentou um projecto sobre o “café gourmet” e os membros presentes decidiram seleccionar Angola e a Tanzânia para integrarem o programa e dotá-lo de um carácter regional”, recordou Josefa Sacko.


Sobre outros projectos para Angola, a responsável salientou que a OIAC tenciona incluir o sector cafeeiro angolano nos seus projectos de criação de centros de excelências de conservação de germo-plasmas, com vista a fornecer o material genético para os referidos bancos.


Por seu turno, o vice-ministro da Agricultura de Angola, Zacarias Sambeny, recordou que Angola foi, no passado, o quarto produtor mundial de café, produção que proporcionava um rendimento anual superior a 300 milhões de dólares.


Por isso, disse, o Ministério da Agricultura traçou políticas e projectos que se espera conduzam à retoma, relançamento e comercialização do café, actividade que desempenha um papel preponderante na criação de postos de trabalho, bem como na geração da riqueza.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.