Pelé dá nome a nova rede de cafeterias a Pelé Arena café

8 de fevereiro de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 08/02/2007 07:02:48 - DCI

Cafeteria Pelé Arena CaféAté abril, serão inauguradas as três primeiras unidades de uma nova rede de cafeterias que deverá ter 150 unidades só no Brasil. Trata-se da Pelé Arena café, que deve chegar ainda este ano à Itália e à Inglaterra, onde as negociações já se encontram em fase final. A Prime Licenciamentos, empresa criada para administrar os direitos sob a marca Pelé, já negocia a expansão da rede com mais oito países, mas prefere não divulgá-los antes de os contratos serem fechados. As primeiras unidades da Pelé Arena café serão no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Rua Quinze de Novembro e no Centro Cultural Banco Do Brasil (CCBB), os dois últimos endereços localizados no centro da capital paulista.

A nova rede de cafés será voltada para as classes A e B e terá temática esportiva. Todas as unidades manterão os mesmos padrão de decoração e cardápio. O licenciamento, a aprovação do cardápio e o estilo das lojas são responsabilidades da Prime, que receberá royalties da rede. As unidades do Brasil serão administradas por um grupo que prefere ser mantido em segredo até a primeira inauguração. O preço da abertura de franquias ainda não está fechado. O layout da rede Pelé Arena café é da empresa Design Novarejo (leia box ao lado), que atua no ramo há quinze anos, e segue um estilo rústico, com vasto uso de couro e madeira, e traz uma série de referências à modalidade que consagrou Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

A vestimenta dos atendentes é inspirada em uniformes de futebol, os forros das bandejas trarão notícias de esportes, os bancos remeterão a bolas, o menu contará um pouco da história do ex-jogador e as lojas terão telões onde serão transmitidos jogos de futebol, entre outros detalhes. Nas unidades da rede, também serão comercializados produtos temáticos, como xícaras em forma de bola, flâmulas e bolas antigas semelhantes às usadas pelo ex-jogador do Santos.

O lançamento da rede é um dos primeiros de muitos projetos que estão sendo tocados pelos donos da Prime, José Alves Araújo, amigo pessoal de Pelé, e Marco Parizotto, diretor e herdeiro da construtora Inpar. Desde 2002, quando a Prime foi criada exclusivamente para fazer do nome do ex-jogador uma marca, os sócios estão fechando negócios que levarão a marca Pelé. A idéia é fazer do nome do ex-jogador uma marca global e associá-la a diferentes produtos.
Os projetos se concentram, principalmente, fora do Brasil. “A maioria das negociações acontecem fora do País, como na Europa e na Arábia, onde Pelé é endeusado”, conta Araújo. O ex-jogador não influencia as negociações que envolvem seu nome, tendo apenas participação no lucro da empresa. O ano de 2007 é considerado pelos donos da Prime o “Ano do Pelé”, pois é o período programado para a concretização de diversos projetos em diferentes ramos e países. “O nome de Pelé se tornou tão forte no mundo que as pessoas já acham que é uma marca, e o vêem como sinônimo de resultados”, relata Araújo. “Pelé tem um dos nomes mais fortes no mundo hoje. Ele parou de jogar há mais de 30 anos e seu nome é mais conhecido hoje do que quando ele jogava”, complementa.

A empresa adota como estratégia iniciar uma empreitada no país onde há mais tradição no ramo de atuação escolhido. A escolha de abrir a primeira unidade da Pelé Arena café no Brasil segue essa lógica. “café, Pelé e futebol são muito fortes no Brasil. Começando aqui, a rede despertará mais interesse fora”, revela Araújo. Para reforçar a brasilidade da rede, o cardápio priorizará os produtos tipicamente brasileiros, como tapioca e frutas exóticas nacionais.
Mais negócios

Apostando na força de outros produtos em que o País tem tradição, como linho, algodão e madeira, a primeira loja de mais uma nova rede, a Pelé Casa, de móveis, cama, mesa e banho, será aberta no País, mais precisamente em São Paulo, na Avenida Europa. A inauguração também está prevista para abril. A administração ficará a cargo de uma empresa que já atua no ramo, mas cujo nome é mantido em sigilo por enquanto.

A Prime também lança, este ano, uma linha de acessórios que segue o caminho inverso da Pelé Arena café e da Pelé Casa. Perfumes produzidos na França, canetas e óculos fabricados na Itália e relógios confeccionados na Suíça são programados para ganhar primeiro o mercado externo para depois virem com força ao Brasil.

Em 2005, a Prime fechou contrato com a empresa alemã Puma para a confecção de produtos esportivos que levassem a marca Pelé. Já são vendidos em diversos países, inclusive no Brasil, bolas, bolsas, sacolas, bonés e chuteiras frutos dessa parceria.

Antes do contrato da Prime, o nome de Pelé já esteve associado a outros produtos, como o café Pelé, que foi vendido para a Companhia Cacique em 1970 e hoje está desvinculado do ex-jogador, e a rede de academias Pelé Club. Essas atividades estão fora do alcance da Prime, responsável só pelos novos licenciamentos que envolvam o nome de Pelé.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.