ABIC promove visita de industriais a fazendas de café capixabas

13 de maio de 2009 | Sem comentários Consumo Torrefação

A ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café promove nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) uma visita de cunho técnico e comercial de torrefadoras a fazendas de café no Espírito Santo. O objetivo é estreitar as relações entre os industriais e os produtores capixabas, estabelecendo novas fontes de suprimento de café em grão. A iniciativa é realizada em parceria com o Sincafé-ES (Sindicato da Indústria de Café do Espírito Santo) e conta com o apoio logístico e técnico da Secretaria de Agricultura de Venda Nova do Imigrante e da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Cachoeiro do Itapemirim, os dois municípios que serão visitados.


Integram a delegação de empresários representantes das empresas Café Damasco e Mercacel, ambas do Paraná; Café Katuta, de Rondônia, e Bravo Café, de São Paulo, além das capixabas: Café Campeão, Buaiz S/A, Café Meridiano, Café Classe A e Café Vista Linda. O grupo será acompanhado por Mônica Pinto, nutricionista e coordenadora de Projetos da ABIC.


O programa tem início com uma visita técnica, na manhã de quinta-feira, à Fazenda Dois Irmão, do cafeicultor José Marcos Valdo Stefanato, em Tijuca, Cachoeiro de Itapemirim, produtora de café conilon. À tarde, o grupo segue para Venda Nova do Imigrante, para visita à propriedade de Ricardo do Brunoro, na Comunidade de São Roque.


Na sexta-feira, a programação tem continuidade com uma visita técnica à propriedade de Celso Zandonadi, na Comunidade de Cachoeira Alegre, também em Venda Nova do Imigrante. Lá, haverá degustação de amostras de café arábica e conilon, seguida de palestra de Vanildo Págio, especialista em café, sobre “Realidade da Cafeicultura Capixaba”. O programa termina no final do período da manhã, com uma reunião de trabalho com discussão dos programas a serem desenvolvidos.


Essas visitas têm como objetivo aproximar as duas pontas da cadeia café, as indústrias e os produtores, e faz parte do PCS – Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, da ABIC. A primeira foi realizada pela entidade em setembro de 2008, em parceria com o Caccer – Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado e Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, em Minas Gerais.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.